UJAD realiza encontro para jovens universitários

UJAD AcadêmicoO ingresso do jovem cristão nas universidades e faculdades tem crescido bastante ao longo dos anos. Mas como lidar com essa realidade? Como manter a fé em meio às filosofias e discussões acadêmicas? Com o intuito de orientar a juventude nesse sentido, a União de Jovens da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (UJAD) realiza o 1° Encontro UJAD Acadêmico. O evento acontecerá neste sábado (29), às 14h30, no prédio Luiza Silvestre, anexo ao Templo Central da IEADCG, na Avenida Rio Branco, no bairro da Prata. Segundo o coordenador de ensino da UJAD, Ev. Gilmar Vasconcelos, o intuito dessa proposta surge da necessidade de preparar a juventude para o ingresso ao ambiente acadêmico e ainda orientar aqueles que já estejam inseridos nesse meio. “Pretendemos proporcionar aos nossos jovens um ambiente aberto a questionamentos e discussões que, de certa forma, simule a realidade universitária em que está ou estará inserido. Para que, assim, possa frequentar seu ambiente estudantil sem maiores ‘traumas’, pois estatísticas comprovam que a transição de convivência ‘igreja – universidade’ tem causado, na mentalidade de muitos jovens, dificuldades, principalmente no que diz respeito a conciliar fé e razão. Acreditamos que esse projeto ajudará muitos a superar esse obstáculo”, esclarece o coordenador.

O tema desse encontro discute a aproximação entre a Teologia e a Filosofia junto a mocidade assembleiana. O palestrante será Davi Gadelha, que é licenciado em Filosofia e Mestre em Ciências da Religião. A escolha desse tema justifica-se pela sua relevância e atualidade, uma vez que desde os primórdios do cristianismo houve a tentativa de aproximar essas ciências, principalmente no âmbito acadêmico, pois “os conhecidos ‘Pais da Igreja’ como Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Orígenes, Agostinho de Hipona, entre outros, tratavam sobre essa temática. Posteriormente Anselmo e principalmente Tomás de Aquino valorizaram o debate acerca desse tema; e como ele continua muito forte no meio universitário resolvemos então começar nossas discussões partindo dele“, lembrou o Ev. Gilmar Vasconcelos.

O coordenador de ensino da UJAD ainda destacou a importância da capacitação da mocidade, para que ela esteja apta a se inserir não só nas universidades e faculdades, mas em todos os setores da sociedade, sem que haja confusões e nem tampouco dubiedade na fé que professa. “A maneira de lidarmos com isso começa pelo preparo de obreiros e líderes, pela valorização dos recursos humanos que já temos em nossas igrejas e que estão ‘encostados’, precisamos trazer essas pessoas para esse nosso projeto. É importante lembrar que nós não iremos, nem pretendemos manipular os jovens para que cheguem à universidade e não se ‘misturem’ fazendo-os ficar isolados, não é esse o nosso objetivo. Pretendemos, sim, propiciar nos nossos encontros um ambiente aberto às discussões semelhantes às quais enfrentarão no mundo acadêmico e mostraremos, na medida do possível, que é perfeitamente compatível ser um verdadeiro cristão mesmo em meio a um ambiente predominantemente humanista“.

O UJAD Acadêmico tem a pretensão de acontecer mensalmente, com o intuito de tratar “assuntos pertinentes ao jovem cristão dentro da universidade para que haja a compreensão de que não há incompatibilidade entre fé e razão, auxiliando os jovens que estão inseridos no ambiente acadêmico”, disse o coordenador adjunto de ensino da UJAD, Emmnuel Martins.

Reportagem: Victor Posse
Imagem: UJAD