550 pessoas participaram de treinamento da SBB

Treinamento da SBBNo último sábado (23), cerca de 550 pessoas participaram de um Treinamento de Evangelização com Literatura na Igreja Presbiteriana Central. De acordo com o Promotor Institucional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) no Nordeste, pastor Gibson Santos, o intuito é ampliar os conhecimentos de todos aqueles que se disponibilizam a esse trabalho.

O objetivo do treinamento se concentra na revitalização e na revisitação do conceito de evangelização. Métodos, práticas, técnicas, a gente traz o ide ao coração da igreja, para que possa acompanhá-la no seu crescimento e na evangelização externa também”, disse .

Treinamento da SBB am CGQuem já atua com os folhetos sabe a importância que eles têm como ferramentas de evangelização, tendo em vista que todos os dias é possível ver pessoas entregando as literaturas em diferentes lugares.

O evangelista Magdiel Costa, é coordenador do curso missionário da Igreja Assembleia de Deus em Campina Grande, segundo ele a capacitação é necessária para ter um desempenho mais eficiente.

Desde a minha infância eu já evangelizo com literaturas, então nós precisamos estar aptos a abordar as pessoas com esse material que é tão apropriado para alcançá-las. Um material simples, mais dinâmico e tem um impacto muito forte. Por isso nós devemos aproveitar essa pequena semente que quando florescer vai gerar certamente frutos maravilhosos para a obra do Senhor”, destacou.

Participantes atentos as oficinas oferecidas pela SBBOutra pessoa que trabalha diretamente com as literaturas é o presbítero Antônio Carlos Mota, presidente da Capelania Hospitalar na cidade. De acordo com ele, saber à hora de entregar o folheto é essencial para quem necessita.

Eu reputo 70% de uma visita hospitalar reside no fato de uma bela literatura como nós recebemos. Então ela nos ajuda e muito, porque é a necessidade do paciente que é atendida muitas vezes através dessa literatura. Na capelania você entra no quarto do paciente e tem que falar muito, em outras situações você entra e não precisa falar, o paciente é quem quer falar. E numa terceira circunstancia nem você fala, nem o paciente fala, ele quer apenas uma pessoa do lado dele. E aí a gente deixa essa literatura que por si só já fala muito”, esclareceu.

Palestra da SBB ensina o código de conduta do evangelizadorDurante a palestra pela manhã foi possível tratar de aspectos essências da abordagem com os folhetos, enter eles o pastor Gilvan Lima destacou algumas regras que podem servir de guia para quem está evangelizando.

A SBB preparou uma lista ouvindo os evangelistas do Brasil, que chamamos de código de conduta. São características que um evangelista que quer alcançar pessoas para Jesus deve ter, que é não impor à mensagem a força, dar oportunidade para todos, o evangelho é um convite, às vezes você entrega o convite e alguém rejeita o convite, isso também faz parte desse momento de evangelização”, ressaltou.

Materiais da APEC que podem ser utilizados na evangelização com criançasAlém dessas características o coordenador de desenvolvimento institucional da SBB, também enfatizou o papel fundamental do evangelizador nesse processo. “A principal característica é que o evangelista é um instrumento que Deus usa na comunicação da sua palavra, então essas características nos ajuda a servir a Deus na missão de comunicar a sua palavra e são características que a gente aprende com Jesus, aprende da pratica, aprende da experiência da evangelização”, afirmou.

Durante a programação, diversos materiais foram expostos. Desde bíblias, literaturas e recursos didáticos para a evangelização de crianças. Com isso os participantes atentos ao conteúdo compreenderam a necessidade de utilizar os instrumentos a seu favor no momento da evangelização.

 

Reportagem: Leonarda Barros
Imagens: SBB