COFEC pretende reunir quinhentas pessoas em plenárias e oficinas

Visando capacitar o corpo docente, superintendentes e secretários da Escola Bíblica Dominical (EBD), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG) promove, pela segunda vez este ano, o Curso de Formação para Educadores Cristãos (COFEC). Marcado para acontecer no dia 25 de novembro, nos turnos tarde e noite, o evento terá início às 14h30, com devocional, seguindo com plenária e oficinas voltadas para os professores da EBD e demais envolvidos no departamento de ensino da denominação, acontecendo no Templo Central da IEADCG, no bairro da Prata. Já à noite, às 18h30, as demais exposições contam com a participação de palestrantes vinculados à EBD, que segundo o seu coordenador geral, pastor Daniel Carlos Santiago, irão contribuir significativamente com as discussões propostas para o COFEC.

“A nossa expectativa está sendo muito grande, pois esse segundo COFEC é fruto de alguns debates realizados ao longo deste ano, por meio dos quais chegamos a um denominador comum quanto a estruturação organizacional das EBD´s de nossa denominação para o ano que vem. Desta vez, o projeto será mais arrojado, no estilo de uma mini conferência. Iremos ofertar 4 oficinas destinadas aos envolvidos na Escola Dominical, além de plenárias que abordarão diferentes temáticas, sendo elas proferidas por pessoal habilitado e que mantenha ligação direta com o nosso departamento de ensino”, esclareceu.        

Para participar, os interessados devem recorrer aos dirigentes de suas respectivas congregações ou se preferirem podem realizar a inscrição nos cultos de doutrina no Templo Sede (às sextas-feiras) ou no Culto de Ceia desta próxima segunda (13). Os valores variam entre R$7 (sem coffe brek) e R$10 (com coffe brek).

“A nossa expectativa é receber um público de quinhentas pessoas durante os turnos que se realizará o evento, tendo em vista que o valor investido trata-se de algo simbólico diante da riqueza dos conteúdos que serão tratados. Um dos palestrantes será o presbítero Davidson Ribeiro, que trará dicas de como elaborar um plano de aula. Se tratando de um autodidata, ele auxiliará nosso corpo docente através de sua exposição, cumprindo rigorosamente com o que está sendo estabelecido em nossas Lições Bíblicas. Já a segunda oficina será com o presbítero Amós Santos, que possui uma vasta experiência no departamento de ensino na classe dos jovens. Em sua oficina será trazido aos participantes alguns recursos aplicáveis à EBD”, compartilhou o coordenador geral da EBD.

O pastor Daniel Carlos Santiago, além de coordenar o COFEC, conduzirá uma das oficinas ofertadas aos participantes no turno da tarde. “Em minha participação falarei sobre como administrar uma EBD, e precisarei da colaboração dos demais superintendentes que se farão presentes, uma vez que iremos trocar ideias, abrindo espaço para algumas discussões concernentes à dinâmica de ensino-aprendizagem de nossas EBD´s”, concluiu.

Os secretários das EDB´s das congregações devem ficar atentos, pois dentro do curso será trazido ao conhecimento do público o novo modelo de relatório que será empregado no próximo ano. Esse assunto será trazido em oficina pelo secretário-geral da EBD, Isaías Soares.

Abaixo você confere a programação completa do COFEC:

Plenária I – A estrutura e organização da Escola Bíblica Dominical

Palestrante: Pb. Alisson Maul (Coordenador adjunto da EBD)

Oficinas (orientação pedagógica)

Oficina 1 – Professores – Adultos: como elaborar um plano de aula?

Orientador: Pb. Davidson Ribeiro (Coordenador de EBD – Área Leste)

Oficina 2 – Professores – Jovens: métodos e recursos dinâmicos aplicáveis à EBD

Orientador: Pb. Amós Santos (Coordenador do Dpto. de jovens da EBD)

Oficina 3 – Superintendentes: ministrando a EBD de forma proficiente ante os desafios da atualidade  

Orientador: Pr. Daniel Carlos Santiago (Coordenador Geral da EBD em Campina Grande-PB)

Oficina 4 – Secretários: o novo modelo de relatório ante a informatização

Orientador: Isaías Soares (Secretário-geral da EBD em Campina Grande-PB)

Reportagem: Victor Posse
Imagem: Coordenação da EBD