15ª EBO evidencia doutrinas fundamentais da fé cristã

De 22 a 24 de janeiro, mais de 800 pessoas participaram da 15ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO) no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG). Este ano, o tema do evento abordou as Doutrinas Bíblicas, baseado em Tito 2:7. Na segunda-feira (22), o pastor presidente Daniel Nunes da Silva iniciou os estudos com um breve devocional, explicando a importância da doutrina como fundamento da fé cristã. Segundo ele, os princípios bíblicos são como a coluna dorsal da Igreja, que sustenta o crente na caminhada.

Após essa introdução, o ciclo de palestras começou com o pastor Enilson Heiderick (SP), que trabalhou a temática Fé e Finanças. “Nesse momento de crise em que o Brasil atravessa, são 14 milhões de desempregados, e esse assunto vem como um tema atual. Ao falarmos sobre Fé e Finanças não abordamos como Teologia da Prosperidade, mas também não podemos pregar a teologia da miserabilidade. Deus tem prazer na prosperidade do salvo, desde que ele pratique a obediência. Se eu sou obediente a Deus, no que diz respeito as minhas contribuições, há um Deus que tem memória. O que eu tenho feito no quesito contribuição, Ele vai me abençoar”, destacou Heiderick.

O segundo palestrante, Pr. José Orisvaldo Nunes (AL), abordou a Doutrina da Justificação, explicando em sua aula o ato de Deus redimir os pecados do homem. “Essa doutrina é muito importante na Soteriologia, ou seja, no estudo sobre a salvação. Justificar é declarar justo. O homem é declarado justo, não pelos seus méritos, mas pela graça de Deus. A Bíblia diz que todos pecaram, menos Cristo Jesus, que foi homem sem pecado. Então, quando nós cremos nEle, quando aceitamos a Jesus, sua justiça vem para nós. Há uma transferência, é o que a Bíblia chama de imputação. A justiça de Cristo é imputada em nós, porque os nossos pecados foram transferidos para Ele. Foi difícil para Jesus, mas glorioso para nós”, explicou.

       

Para finalizar o primeiro dia de estudos, mais uma palestra. Dessa vez ministrada pelo pastor Dilson Alecrim (PA) falando sobre a Doutrina do Espírito Santo. “Nós estamos aprendendo aqui várias doutrinas bíblicas, e para colocarmos em prática e vivermos essas doutrinas bíblicas, nós precisamos da ajuda do Espírito Santo. Então, uma pessoa cheia do Espírito Santo ela tem uma facilidade bem maior, de obedecer e praticar as doutrinas bíblicas que Deus estabeleceu para nós cristãos”, enfatizou o palestrante.

No dia 23, a Escola Bíblica de Obreiros prosseguiu com o estudo sobre Fé e Finanças, mas também contou com a participação especial do pastor João Maria Hermel (RS), que introduziu um dos assuntos mais aguardados pelos participantes: Escatologia Bíblica. “Eu mencionei que a nossa dispensação tem 24 doutrinas: oito da salvação, oito da fé cristã e oito escatológica. A Escatologia Bíblica leva consigo 8 doutrinas bíblicas. Então, ao estudar escatologia, estamos estudando oito doutrinas, das coisas futuras, que vão acontecer. A palavra ‘escato’ é último, e ‘logia’ é estudo. Então escatologia é o estudo dessas coisas futuras”. O pastor Hermel também ensinou a respeito do Hebraísmo e enfatizou a necessidade de se estudar cuidadosamente a Palavra de Deus para não interpretá-la de forma equivocada.

Já no encerramento da EBO, os inscritos assistiram com atenção a segunda parte do estudo sobre Escatologia Bíblica e, em seguida, a palestra do pastor Ailton José Alves (PE), que abordou o tema Doutrina da Santificação. Com um convite à consagração cristã, a mensagem avivou o coração dos irmãos, que glorificaram a Deus por Sua Palavra.

Essa foi a primeira vez que o auxiliar Isaías Barbosa, da Assembleia de Deus em Fagundes participou dos estudos. Para ele, foi uma oportunidade de aprendizado muito importante em sua vida. “Nós que fazemos a Obra do Senhor temos o desejo de aprender mais a respeito das doutrinas bíblicas. Em um mundo que está tão corrompido, com tantos cristãos apostatando da fé, é necessário que venhamos aprender mais de Deus, para reavivar a nossa fé. E pela primeira vez eu estou aqui participando e me enchendo da graça do Senhor”, ressaltou o obreiro.

O evangelista Francisco de Assis e sua esposa Rita Almeida, recém-chegados do campo missionário em Parnaíba (PI), revelaram sua emoção em participar da EBO. “Nós passamos um período lá no Piauí e para nós é um prazer estar aqui hoje. A gente queria muito estar numa EBO com esta. Está sendo maravilhoso, emocionante, porque aqui a gente tá aprendendo a Palavra de Deus, aqui estamos juntos com os pastores, com os amigos que estavam distantes há muito tempo e isso traz muita emoção pra nós”, disse o missionário Francisco.

Com o templo lotado, foi possível confirmar o interesse dos participantes que mantiveram o foco nos estudos bíblicos ao longo dos três dias. Para o presidente da IEADCG e COMEAD-CGPB, pastor Daniel Nunes da Silva, a 15ª Escola Bíblica de Obreiros superou todas as expectativas. “Estamos concluindo com grande êxito, os nossos palestrantes foram tremendamente usados por Deus. O nosso plenário todos os dias super lotado, tivemos média de mil pessoas assistindo as aulas, então podemos dizer que a nossa expectativa foi superada diante de tudo isso, e a importância do tema Doutrinas Bíblicas é sem nenhum precedente, porque a doutrina é como o alimento da igreja, mas também é a firmeza da igreja”, finalizou o presidente.

 

Reportagem: Leonarda Barros
Imagens: Taysom Maytchael / Pedro Henrique

Compartilhar é se importar!