Começa esta semana a 20ª Consciência Cristã

Além de ser reconhecida pelos festejos juninos, ocorridos no mês de julho, Campina Grande tem sido um referencial quando se trata de eventos religiosos. Em meio às programações que marcam o período carnavalesco, destaca-se o Encontro para a Consciência Cristã, promovido pela Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC), que este ano chega a sua 20ª edição com o tema ‘Edificados sobre a Rocha’.

O evento que acontece de 8 a 13 deste mês, no Complexo do Parque do Povo, conta com algumas novidades, tendo em vista os 20 anos do encontro. “Podemos destacar como novidades da edição deste ano a realização de três cursos que vamos estar oferecendo aos participantes em parceria com o Seminário Martin Bucer, seminário alemão, que tem uma sucursal aqui no Brasil e vai estar certificando todos os participantes. Além disso, curso voltado para o público feminino, outro voltado para Fé e Ciência e outro voltado para História da Igreja”, antecipou o pastor Euder Faber, presidente da VINACC.

Dias antes da abertura do conclave, os organizadores do evento promovem o seu lançamento. Pelo segundo ano consecutivo, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG) cedeu seu Espaço de Eventos para a prévia da Consciência Cristã, que se deu na última segunda-feira, 29 de janeiro. Reunindo a liderança evangélica da cidade e região, empresários e autoridades civis e militares, o jantar de lançamento contou com a participação de 600 pessoas.

O pastor Aurivan Marinho, da Igreja Congregacional da Estância, em Recife (PE), está entre os palestrantes da edição deste ano. Durante o lançamento, o ministro destacou os pontos que fundamentam a fé cristã à luz do 1º livro de Reis 17:8. Já o período musical da noite ficou por conta do cantor mineiro, pastor André Luiz.

    

Por se tratar de um evento interdenominacional, a cada ano a Consciência Cristã tem unido forças junto às igrejas evangélicas da cidade para a sua realização, e a IEADCG tem sido uma delas. Segundo o pastor Antônio Carlos dos Santos, membro do Conselho Diretor da VINACC, esse apoio é sem sombra de dúvidas fundamental, pois estar unido aos irmãos de outras denominações como é o caso da Assembleia de Deus, a maior denominação da cidade, tem sido uma parceria muito importante para o crescimento do evento. Realmente a Assembleia de Deus tem uma participação muito importante juntamente com a sua liderança”.

Para o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e Exterior, pastor Clélio Cabral de Melo, a Consciência Cristã tem sido um verdadeiro suporte para as igrejas evangélicas, uma vez que gera o fomento da Palavra de Deus, agregando valores espirituais aos participantes. “Nós sabemos que as denominações elas se unem durante esses dias para glorificar o nome de Deus, e  a aprendizagem da Palavra de Deus. Quando termina esse evento as igrejas ficam mais estimuladas em se reunir, orar, estudar a Palavra de Deus e divulgar a Palavra de Deus, a Palavra aprendida, ministrada durante esses cinco dias do evento “.

Apoiado por diferentes instituições, o evento da VINACC tem somado junto à sociedade campinense. Dentre àqueles que investem no encontro da comunidade evangélica está a Prefeitura Municipal. “É uma alegria para nós apoiar um evento que a gente sabe que só traz dividendos sobre todos os aspectos para a cidade. Do ponto de vista religioso, pelo fortalecimento da crença, da fé, que todos nós temos que ter em Deus, e também do ponto de vista econômico porque, de certa forma, agrega valor para a cidade”, destacou o prefeito Romero Rodrigues.

Desde o seu surgimento, no ano de 2003, o Paraíba Convention Bureau tem sido um parceiro do encontro. Segundo o diretor executivo da organização, Miguel Ângelo Gomes, a Consciência Cristã tem se superado a cada edição, sendo um dos eventos com maior reconhecimento no cenário brasileiro. “A nossa parceria ela é tanto institucional como na parte de consultoria também. Então, o pastor Euder, sei que é um grande parceiro nosso, a gente trabalha junto, viaja para os eventos juntos, ajuda a divulgar aonde o Convention Bureau vai para promover Campina Grande enquanto destino turístico, a Consciência Cristã é um dos grandes ‘cases’ de sucesso que a gente apresenta. Nós entendemos que Campina Grande é uma cidade de negócios e eventos. Os números mostram isso, e a Consciência Cristã ela contribui grandemente para esses eventos”, expôs.

Além do Parque do Povo, a Consciência Cristã também acontece em 12 locais como teatros e igrejas, dispondo em sua programação de 17 eventos paralelos. Dentre os 32 palestrantes confirmados para o encontro está o pastor Daniel Nunes da Silva, que ministra no dia 10 de fevereiro sob o tema ‘E a rocha era Cristo’“O pastor Daniel Nunes, que é aqui prata da casa, vai estar pela 1ª vez participando como um pregador, um preletor oficial. Ele vai estar falando no sábado à noite, serão duas mensagens, primeira mensagem com o pastor Daniel Nunes e a segunda mensagem com o pastor Hensworth Jonas, que é um pastor caribenho, está vindo pela primeira vez ao Brasil e evidentemente pela primeira vez aqui participar da Consciência Cristã“, finalizou o pastor Euder Faber.

Para participar da 20ª Consciência Cristã, os interessados bastam apenas realizar inscrição  para assim ter acesso de forma gratuita às palestras e eventos paralelos que serão realizados ao decorrer do encontro. A abertura, na quinta-feira (8), conta com a participação do Coral Pastor Silvino Silvestre e da Orquestra Átrios de Louvor da IEADCG, e pregando a Palavra de Deus, o pastor Hernandes Dias Lopes (ES).

Reportagem: Victor Posse
Imagens: Cláudio Geraldo / VINACC