Há pouco mais de um ano, Rosilene Silva Sousa, coordenadora adjunta da União Infanto-Juvenil das Assembleias de Deus em Campina Grande (UNIJAD), ganhou em 1º lugar o prêmio professor do ano de 2015 da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). O projeto que proporcionou essa vitória foi baseado na Rádio APAExonados desenvolvida pela pedagoga na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade.
Diante do bom funcionamento da idéia, Rosilene foi convidada a expor seu projeto em um artigo da revista Ensinador Cristão nº 73, da mesma editora e que está em circulação nesse 1º trimestre de 2018, com o título: Projeto na Biblioteca da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
A pedagoga concedeu entrevista à redação do site AD Campina Grande abordando um pouco sobre o projeto e as mudanças em sua vida após a visibilidade do prêmio da CPAD.
ADCampinaGrande – Rosilene, você ganhou o prêmio em 2016. Quais as mudanças aconteceram na sua vida após essa experiência?
Rosilene Silva – Foi uma experiência marcante em minha vida e após a premiação, o Senhor operou em nossos corações o desejo de buscar mais conhecimento da sua Palavra, bem como, outras estratégias para ajudar no crescimento do ensino bíblico na EBD.
ADCampinaGrande – Como os alunos que participam do projeto se sentiram após saber que o projeto foi o ganhador?
Rosilene Silva – Quando comuniquei a eles ficaram todos felizes e entusiasmados, além de se sentirem motivados a trabalharem sempre com dedicação.
ADCampinaGrande – Esse trimestre seu artigo foi publicado na revista Ensinador Cristão. Conta pra gente de que se trata o artigo, como o projeto é desenvolvido por você na APAE?
Rosilene Silva – O artigo é um resumo do Projeto que retrata a experiência desenvolvida na APAE/CG, em que durante as quintas-feiras no momento do intervalo na Rádio Escola os alunos apresentam o Programa Gospel Mania e contamos histórias bíblicas com as lições e Escola Dominical da CPAD, utilizamos a faixa etária primários por serem de fácil compreensão ao público que trabalhamos. No entanto, além dos alunos em situação de deficiência intelectual e múltipla, a Palavra de Deus ensinada na Rádio que abrange a comunidade, pois, hoje, temos uma estação de rádio.
ADCampinaGrande – O que você espera para os leitores da revista, após conhecerem o projeto?
Rosilene Silva – Que Senhor venha despertar neles novas estratégias para semear a Palavra de Deus a todos os públicos, inclusive as pessoas em situação de deficiência, pois eles também precisam ouvir sobre o amor de Deus. Pois a bíblia nos diz em Romanos 10:14: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?”.
ADCampinaGrande – Você atua com crianças seja na igreja ou mesmo no trabalho secular. Que desafios você observa para desenvolver projetos que incluam a palavra de Deus na rotina das crianças?
Rosilene Silva – No que diz respeito ao ensino secular, precisamos compreender que atuamos em um campo limitado por barreiras institucionais. Há uma grade curricular a ser seguida pelos profissionais da educação e nesta o ensino religioso cristão tem sido cada vez mais retaliado e menosprezado em relação a ideologias controversas que prejudicam o desenvolvimento do alunado, como exemplo a ideologia de gênero.
ADCampinaGrande – Qual a importância de desenvolver um projeto de inclusão e evangelização das crianças com deficiência?
Rosilene Silva – Cristo nos deu a ordenança de levar o Evangelho a toda à criatura e a igreja precisa entender que as pessoas com deficiência também estão incluídas. Não podemos fazer distinções a quem levar a Palavra de Deus, simplesmente precisamos anunciá-la, pois esta, limpa corações, cura, traz paz e esperança, transformado a vida do homem.
ADCampinaGrande – O que você pode falar sobre as pessoas que apesar de não terem nenhuma deficiência física, impõem barreiras para desenvolver atividades na obra de Deus?
Rosilene Silva – Precisamos orar para que haja um despertamento missionário, que Cristo opere em sua igreja cada vez mais o desejo ardente de pregar as Boas Novas e o amor pelas almas, assim como vemos os exemplos bíblicos de grandes homens de Deus que chegaram a ser perseguidos e morrer por causa do Evangelho.
ADCampinaGrande – Muito obrigada pela entrevista e deixe uma mensagem aos internautas do AD Campina Grande.
Rosilene Silva – Eu quem agradeço pela preciosa oportunidade. Que Deus abençõe a todos os internautas do AD Campina Grande. Que possa ser despertado em você, internauta, cada vez mais o desejo de falar de Jesus, em tempo e fora de tempo, que não venhas desperdiçar nenhuma oportunidade, seja no trabalho, escola ou em qualquer outro lugar. E que o Senhor possa te usar para criar estratégias de evangelismo a fim de anunciares Cristo a todos às pessoas.