Entrevista com a pedagoga Rosilene Silva

Há pouco mais de um ano, Rosilene Silva Sousa, coordenadora adjunta da União Infanto-Juvenil das Assembleias de Deus em Campina Grande (UNIJAD), ganhou em 1º lugar o prêmio professor do ano de 2015 da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). O projeto que proporcionou essa vitória foi baseado na Rádio APAExonados desenvolvida pela pedagoga na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade.

Diante do bom funcionamento da idéia, Rosilene foi convidada a expor seu projeto em um artigo da revista Ensinador Cristão nº 73, da mesma editora e que está em circulação nesse 1º trimestre de 2018, com o título: Projeto na Biblioteca da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

A pedagoga concedeu entrevista à redação do site AD Campina Grande abordando um pouco sobre o projeto e as mudanças em sua vida após a visibilidade do prêmio da CPAD.

 

ADCampinaGrandeRosilene, você ganhou o prêmio em 2016. Quais as mudanças aconteceram na sua vida após essa experiência?

Rosilene SilvaFoi uma experiência marcante em minha vida e após a premiação, o Senhor operou em nossos corações o desejo de buscar mais conhecimento da sua Palavra, bem como, outras estratégias para ajudar no crescimento do ensino bíblico na EBD.

ADCampinaGrande – Como os alunos que participam do projeto se sentiram após saber que o projeto foi o ganhador?

Rosilene SilvaQuando comuniquei a eles ficaram todos felizes e entusiasmados, além de se sentirem motivados a trabalharem sempre com dedicação.

ADCampinaGrandeEsse trimestre seu artigo foi publicado na revista Ensinador Cristão. Conta pra gente de que se trata o artigo, como o projeto é desenvolvido por você na APAE?

Rosilene SilvaO artigo é um resumo do Projeto que retrata a experiência desenvolvida na APAE/CG, em que durante as quintas-feiras no momento do intervalo na Rádio Escola os alunos apresentam o Programa Gospel Mania e contamos histórias bíblicas com as lições e Escola Dominical da CPAD, utilizamos a faixa etária primários por serem de fácil compreensão ao público que trabalhamos. No entanto, além dos alunos em situação de deficiência intelectual e múltipla, a Palavra de Deus ensinada na Rádio que abrange a comunidade, pois, hoje, temos uma estação de rádio.

ADCampinaGrandeO que você espera para os leitores da revista, após conhecerem o projeto?

Rosilene SilvaQue Senhor venha despertar neles novas estratégias para semear a Palavra de Deus a todos os públicos, inclusive as pessoas em situação de deficiência, pois eles também precisam ouvir sobre o amor de Deus. Pois a bíblia nos diz em Romanos 10:14: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?”.

ADCampinaGrande – Você atua com crianças seja na igreja ou mesmo no trabalho secular. Que desafios você observa para desenvolver projetos que incluam a palavra de Deus na rotina das crianças?

Rosilene SilvaNo que diz respeito ao ensino secular, precisamos compreender que atuamos em um campo limitado por barreiras institucionais. Há uma grade curricular a ser seguida pelos profissionais da educação e nesta o ensino religioso cristão tem sido cada vez mais retaliado e menosprezado em relação a ideologias controversas que prejudicam o desenvolvimento do alunado, como exemplo a ideologia de gênero.

ADCampinaGrande – Qual a importância de desenvolver um projeto de inclusão e evangelização das crianças com deficiência?

Rosilene SilvaCristo nos deu a ordenança de levar o Evangelho a toda à criatura e a igreja precisa entender que as pessoas com deficiência também estão incluídas. Não podemos fazer distinções a quem levar a Palavra de Deus, simplesmente precisamos anunciá-la, pois esta, limpa corações, cura, traz paz e esperança, transformado a vida do homem.  

ADCampinaGrande – O que você pode falar sobre as pessoas que apesar de não terem nenhuma deficiência física, impõem barreiras para desenvolver atividades na obra de Deus?

Rosilene SilvaPrecisamos orar para que haja um despertamento missionário, que Cristo opere em sua igreja cada vez mais o desejo ardente de pregar as Boas Novas e o amor pelas almas, assim como vemos os exemplos bíblicos de grandes homens de Deus que chegaram a ser perseguidos e morrer por causa do Evangelho.

ADCampinaGrande – Muito obrigada pela entrevista e deixe uma mensagem aos internautas do AD Campina Grande.

Rosilene SilvaEu quem agradeço pela preciosa oportunidade. Que Deus abençõe a todos os internautas do AD Campina Grande. Que possa ser despertado em você, internauta, cada vez mais o desejo de falar de Jesus, em tempo e fora de tempo, que não venhas desperdiçar nenhuma oportunidade, seja no trabalho, escola ou em qualquer outro lugar. E que o Senhor possa te usar para criar estratégias de evangelismo a fim de anunciares Cristo a todos às pessoas.

Compartilhar é se importar!