COFEC oferta qualificação ao corpo docente da EBD

Com o objetivo de qualificar professores, superintendentes e secretários da Escola Bíblica Dominical (EBD), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG) realiza no dia 10 de março deste ano o primeiro Curso de Formação para Educadores Cristãos (COFEC). Seguindo o mesmo modelo adotado no ano passado, a coordenadoria de Escola Bíblica visa ofertar palestras e oficinas, estendendo-se durante os turnos tarde e noite, a serem realizadas no Templo Central da IEADCG.

Os assuntos pautados para o primeiro COFEC do ano baseiam-se nas necessidades existentes no departamento de ensino da igreja. Segundo o pastor Daniel Carlos Santiago, coordenador geral da EBD, os conhecimentos que serão ministrados nas plenárias têm por intuito conciliar teoria e prática numa conjuntura didático-pedagógica. “Nós entendemos que aprender fazendo é melhor do que apenas a teoria. No mundo espiritual nós não podemos ser amadores, temos que ser crentes ungidos, mas munidos de conhecimento. Então, o motivo central é qualificar o nosso pessoal para que haja o interesse nos nossos alunos e nas pessoas que participam da EBD”, disse.

Quanto às inscrições, elas podem ser feitas até o dia 4 de março, através dos superintendentes das congregações da IEADCG. O investimento varia de preço, sendo R$6 (sem coffee break) e R$10 (coffee break incluso). A expectativa da coordenação da EBD é reunir cerca de 500 participantes no COFEC. No turno da tarde, a partir das 15h, tem início a primeira plenária que aborda como temática a arte de comunicar a Palavra de Deus com sabedoria, sob a ministração do pastor Daniel Carlos Santiago. Após essa ministração, simultaneamente seguem as oficinas destinadas para públicos distintos. “Na primeira oficina iremos trabalhar com superintendentes e secretários, trazendo ideias criativas para motivar a Escola Dominical, envolvendo dinâmicas, marketing, eventos pedagógicos, etc. Já a segunda oficina destina-se ao corpo docente da EBD, tratando da importância da pesquisa e sua utilização em sala de aula, uma vez que diante de tantas informações e fontes disponíveis pela internet torna-se imprescindível trazermos um filtro para essas informações antes mesmo de utilizarmos algumas delas”, adiantou o coordenador geral da EBD.

A capacitação destina-se a todos que sentem o desejo de aprofundar seus conhecimentos bíblicos ou que mantém alguma ligação com a EBD, sendo um evento aberto ao público evangélico. “Nós queremos convidar todas as pessoas, quer participem ou não da EBD, porque diz respeito ao aprendizado, a uma capacitação didático-pedagógica como também espiritual. Nós teremos assuntos que são de ponta, da nossa teologia, independentemente de denominação. O nosso convite é para que todos participem efetivamente e aproveitem essa oportunidade porque a igreja tem investido através de sua direção e de todos os departamentos que a integram para qualificar o pessoal”, finalizou o pastor Daniel Carlos Santiago.    

Abaixo você confere a programação completa do COFEC:

Plenária I – Homilética: Comunicando com Sabedoria a Palavra de Deus

Palestrante: Pr. Daniel Carlos Santiago

Oficinas (orientação pedagógica)

Oficina 1 – Superintendentes e secretários – Ideias criativas para a Escola Bíblica Dominical (dinâmicas, marketing, eventos pedagógicos, etc.)

Orientador: Aux. Waldemy Wanderley

Oficina 2 – Professores – A importância da Pesquisa na Formação e na Prática do Professor (ajudar ao professor selecionar sites, fazer resumo do conteúdo pesquisado, inserir no estudo quantidade útil de informações, etc.)

Orientador: Pb. Tiago Rosas

Plenária II – Perfil ideal do líder da EBD

Palestrante: Ev. Magdiel Costa da Silva

Plenária III – Hermenêutica  bíblica: Interpretando as Escrituras

Palestrante: Pr. Pres. Daniel Nunes da Silva

Reportagem: Victor Posse
Imagem:  Coordenação da EBD

Compartilhar é se importar!