Curso da UCEBRAS forma 63 capelães em CG

A União de Capelães Evangélicos do Brasil (UCEBRAS) em parceria com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG) realizou no último sábado (21) o curso intensivo de Capelania Evangélica Internominacional, reunindo 63 inscritos da cidade e região. Essa foi a segunda vez que a IEADCG e a UCEBRAS firmaram parceria, promovendo o curso nos turnos manhã e tarde, com 8 horas de duração.

O pastor Mário Lima, que é presidente da UCEBRAS, foi um dos palestrantes e compartilhou com a turma suas experiências no ministério da fé, reforçando a atuação do capelão evangélico. “O Capelão é aquele que leva a fé. Uma fé interdenominacional, que é a capelania realizada pela UCEBRAS, que eu presido, e também interconvencional, não no sentido ecumênico, mas no sentido de respeitar a constituição como País laico. A gente leva a fé, que é dom de Deus, a fé que nós temos recebido, a fé evangélica apologisada pelo apóstolo Paulo”, esclareceu.

O diretor adjunto da UCEBRAS no Estado da Paraíba, pastor Geovandro Ferreira, que é capelão há 4 anos, esteve na organização do curso e enfatizou a importância de se especializar nessa área para melhor servir o Reino de Deus. “Nós sabemos que hoje tem muitas pessoas que já fazem o trabalho de Capelania, mas não sabem a dimensão que tem esse trabalho. E a UCEBRAS vem com essa parceria com a Assembleia de Deus, mostrando àquelas pessoas que são vocacionadas e querem fazer esse trabalho, ministrando esses estudos para que elas se adequem e cada vez mais se preparem para realizar essa grande obra”, disse.

Há 8 anos evangelizando em via pública, a cantora Elizama Lira, da IEAD em Itatuba (PB), enxergou no curso a oportunidade de aprimorar ainda mais o trabalho que vem desenvolvendo. “A Capelania em si é um trabalho que eu já realizo, que é levar fé e a esperança aos que precisam de Jesus, mas eu necessitava de algo mais, de uma qualificação, de ter uma credencial. Quando eu fiquei sabendo do curso, no culto de Ceia aqui no Templo Central, eu não hesitei e me inscrevi de imediato. Era um sonho meu, e poder realizá-lo em minha igreja esse sonho fica mais bonito ainda”, declarou.

Da congregação Jardim da Oliveiras, no bairro Jardim Paulistano, veio um caravana de irmãos que desenvolve um evangelismo noturno em Campina Grande, o Grupo Resgate. Para Juliana Fong, que lidera a equipe, essa instrução ampliou ainda mais sua compreensão quanto a Capelania. “Louvamos a Deus, pois estamos aqui aprendendo mais e sendo estimulados a continuarmos levando a Palavra de Deus com mais qualidade e amor para assim sermos, de fato, verdadeiros capelães. Somos chamados a levar a fé para que possa trazer esperança em Deus aos que se encontram perdidos”, partilhou.

Atualmente existem no Brasil cerca de 40 mil capelães cadastrados pela UCEBRAS. Por meio do curso, os participantes têm acesso a um conteúdo vasto que os possibilita exercer a Capelania com mais qualidade, além do certificado e da credencial que são emitidos ao término das aulas. “Esse curso de Capelania ele vai capacitar o capelão a levar a Palavra de Deus. É interessante porque quando você faz esse curso, você vai ter uma aula que vai abordar vários módulos e, na verdade, a pessoa sai daqui com a credencial e com habilidade de levar a Palavra de Deus nos presídios, nos hospitais, em casas de recuperação, dentre outros setores sociais”, destacou o diretor da UCEBRAS na região Nordeste, capelão Ivanildo Marinho.  

 

Reportagem: Victor Posse
Imagens: Veneziano Gonçalves / UCEBRAS

Compartilhar é se importar!