Mais de 350 professores participaram de Formação

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande promoveu no sábado (28) a primeira Formação de Professores da EBD classes InfantoJuvenil deste ano, com o objetivo de capacitá-los com novas estratégias a serem desenvolvidas em sala de aula.

Nós estamos hoje iniciando a nossa primeira formação de escola bíblica dominical com o objetivo de promover mais conhecimento, mais experiências, mais dinâmicas para que sejam aplicadas nas aulas de EBD de classes infanto juvenis”, falou a coordenadora da UNIJAD-CG Glaucia Leal.

O evento reuniu mais de 350 participantes de diferentes cidades, ansiosos para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o ensinamento da palavra de Deus. Uma das participantes veio da capital paraibana, Crisangela Fernandes é professora de Discipulado cristão na Igreja Assembleia de Deus em Mangabeira e destacou seu interesse pelo evento.

E sinto um amor muito grande pelas crianças, pela obra de Deus e sempre que tem cursos, workshops eu tento participar, porque precisamos aprender como apresentar Jesus as crianças de uma forma que elas cresçam no caminho e mostrando a elas o caminho”, disse

Seguindo a mesma idéia, Débora Gomes, regente do conjunto infantil da congregação Adonai no bairro das cidades em Campina Grande também esteve presente na formação, e com o mesmo objetivo.

Esse é o primeiro ano que eu estou a frente do departamento e sendo assim decide participar do evento. Por isso essa é a primeira vez que eu to participando, e eu espero aprender muito aqui, porque na verdade a gente precisa aprender bem para poder passar para as nossas crianças”, completou Débora.

Dentro da programação do evento aconteceram algumas palestras para professores infantis com idéias criativas para ensinar às crianças a palavra de Deus e também dicas de planejamento para as classes de adolescentes.

Entre os palestrantes, esteve o pastor Jean Porto dos Santos, da Igreja Assembleia de Deus em Joinville (SC) que apresentou métodos práticos para deixar as aulas mais dinâmicas para a criançada.

Eu defendo uma educação com excelência. E a palavra excelência significa se esforçar para fazer bem feito. O termo não quer dizer que precisa de recursos muito caro ou difíceis. Mas na verdade, eu trago aqui idéias muito simples que você pode desenvolver o seu trabalho com excelência gastando menos recursos possíveis, e usando então coisas do dia a dia que você tem aí na sua casa, no seu bairro, na rua, em qualquer lugar, tudo você pode usar como recurso pedagógico para transmitir uma boa aula para suas crianças”, destacou pastor Jean Porto dos Santos.

Segundo o presidente da IEADCG, pastor Daniel Nunes da Silva a experiência dos palestrantes também contribui  para a formação dos professores locais.  “A igreja de Campina Grande ela ganha com isso, quando temos aí professores de alto nível ensinando para os nossos professores, certamente as nossas escolas dominicais vão melhorar ainda mais”, informou.

Para a liderança da EBD, o melhor investimento que um professor pode fazer está nas capacitações, tendo em vista que tanto eles como os alunos vão crescer no conhecimento bíblico. “Os nossos professores bem treinados certamente saberão orientar essas crianças e preserva-las para que não tenham experiências desnecessárias nesse mundo que não é bom”, lembrou o coordenador da Escola Bíblica Dominical pastor Daniel Carlos Santiago.

Diante de tudo isso, a coordenação da União InfantoJuvenil da Assembleia de Deus (UNIJAD-CG) acredita que é importante prosseguir semeando com capacitações como essa, para que o trabalho frutifique.

“Treinar líderes é formar guerreiros, então enquanto as pessoas não tiverem essa visão de que nós estamos em um campo de batalha fazendo com que o ensino chegue à mente das crianças, nós vamos ter que insistir e persistir, como diz a bíblia, persiste e leia, exorta e edifica, para que esse departamento cresça no reino. Porque o crescimento que nós precisamos é do reino”, concluiu Glaucia Maria Leal.

Reportagem: Leonarda Barros
Imagens: Sergio Sousa

Compartilhar é se importar!