O crente segundo o coração de Deus

Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o Seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou” (1Sm 13.14).

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para altura de sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”(1Sm 16.7).

E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi filho de Jessé, varão conforme o  meu coração, que executará toda a minha vontade” (At 13.22).

Diz-se que coração é terra que ninguém vai, ou que ninguém anda. Porém, há um que vai sim: Deus. Ele não somente vai, como ele sonda e perscruta o coração. Está escrito em Jeremias 17.10 “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, e provo os pensamentos:…”. Ler Hb 4.12; Sal 139.1-4.

O coração é a sede de nossas emoções, vontade e sentimentos. Viver ou andar segundo o coração de Deus é andar segundo a Sua vontade. Todo aquele que anda segundo, não é primeiro. Significa dizer que ele sempre vai esperar que o primeiro dê o passo, para logo ele dar também o seu passo.

Você já pensou sobre isto, o que significa andar segundo o coração de Deus? Você já imaginou como é o coração de Deus? A tendência do ser humano é andar segundo o seu próprio coração. É andar segundo o seu próprio pensamento. Salomão nos diz: “ Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte” (Pv. 14.12). Diz mais ainda: “Dos seus caminhos se fartará o infiel de coração,…” (Pv 14. 14). Isaías disse: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o SENHOR nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Is 55. 7). Isto significa que o ser humano ama andar em seu próprio caminho, e segundo os desejos de seu coração. Paulo nos diz em Romanos 1. 24, que “… Deus os entregou às concupiscências de seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si”.

COMO PODEMOS ANDAR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

a) Somente através do novo nascimento

Não há nenhum ser humano, que possa viver segundo o coração de Deus, senão aquele que nasceu de novo: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (Jo 1. 12,13); “… Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3); “… Na Verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5). “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva e que permanece” (1Pe 1.23). “Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e inveja, e murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ela, vades crescendo, se é que já provaste que o Senhor é benigno” (1Pe 2.1-3).

b) Crescer no conhecimento de Deus.

O passo seguinte, é crescer no conhecimento  de Deus. Não basta nascer. Tem crescer. “E a vida eterna é esta: que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a que, enviaste” (Jo 17.3); “Para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo Seu Espírito no homem interior (coração); para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3. 17-19). Desde que teve o encontro com Cristo, no caminho de Damasco, o alvo primordial de Paulo, foi o de cada dia mais conhecer a Cristo (Fil 3. 8-10). Pedro nos exorta: “… antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2Pe 3.18).

Ao concluir o assunto acerca dos dons espirituais, em 1ª aos Coríntios 12, Paulo nos diz que nos mostraria um caminho ainda mais excelente que os dons. Você já leu sobre isso? Leiamos então. Qual seria esse caminho ainda mais excelente, que Paulo fala em 1ª Coríntios 12. 31? O amor. Há crentes que são gigantes nos dons, mas, anões no amor. Então, Paulo nos diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem (cresci), acabei com as coisas de menino” (1Co 13. 11). Leiamos ainda Hebreus 5. 11-14; 6.1.

A DIFERENÇA DO QUE ANDA SEGUNDO A CARNE DAQUELE QUE VIVE SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

a) O que anda segundo o coração do velho homem diz: Eu sou o melhor; o que anda segundo o coração de Deus diz: O meu próximo é melhor que eu (Fil 2.3);

b) O que anda segundo o coração do velho homem diz: Quem domina sou eu; O que anda segundo o coração de Deus diz: Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim (Gal 2.20);

c) O que vive segundo o coração do velho homem, ama andar na imundície da carne, o homem segundo o coração de Deus ama a santificação (1Ts 5.23);

d) O que anda segundo o coração do velho homem, gosta das trevas, o que anda segundo o coração de Deus, ama a luz (Jo 8.12; 1Jo 1.7);

Finalmente, o coração do homem ímpio, tem escrito nele as leis do pecado (Rm 8. 2b); No coração do novo homem, aquele que Paulo nos fala em 2Co 5.17, tem escrito nele a lei de Deus: “… porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” (2Co 3.3); “Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, …” (Jr 31.33,34). Ler ainda Ez 36.26,27.

Assim como um computador, que é de minha propriedade, se você abri-lo, vai encontrar muitas mensagens edificantes, poesias, leituras da palavra, estudos bíblicos, assim também o nosso coração, quando Deus escreve Suas leis. O coração do homem ímpio, tem escrito a lei do pecado (Mt 7.21; Lc 6.45b). Mas no coração do homem renascido de novo, tem as leis de Deus. (Sal 119.11; Mc 12.30; Lc 6.45a).

Deus os abençoem ricamente.

Pr. Daniel Nunes da Silva 

Compartilhar é se importar!