Curso de Formação para Educadores Cristãos é estendido às igrejas filiadas

O Curso de Formação para Educadores Cristãos (COFEC) tem sido desenvolvido pelo departamento de ensino da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG) desde o ano de 2014. A finalidade dessa iniciativa concentra-se em qualificar o corpo docente da Escola Bíblica Dominical (EBD) que, por meio de palestras, têm expandido seus conhecimentos em prol do aprimoramento do ensino na Casa de Deus.

No sábado, 30 de março, a Convenção de Ministros da denominação na cidade e no interior do Estado da Paraíba (COMEAD-CGPB), por meio do Conselho de Educação e Cultura (CEC), levou essa qualificação à igreja em Picuí – PB, onde pela primeira vez a liderança de EBD das igrejas filiadas  pôde aprender com exímios palestrantes. “O COFEC é um evento que já vem sendo desenvolvido em Campina Grande, sendo apoiado pelo nosso pastor presidente, Daniel Nunes da Silva, e ele está sendo estendido pelo CEC, que é o Conselho de Educação e Cultura, para todas as regiões, que compreendem a nossa COMEA-CGPB. E, há uma urgência de prepararmos, de formarmos, de capacitarmos a nossa liderança e o COFEC vem com esse cuidado, com essa sapiência de formar, de mentoriar nossa liderança”, discorreu o secretário da CEC, evangelista Welthon Pinheiro.   

Ao todo, duzentas e oitenta e quatro pessoas estiveram inscritas no COFEC. “Tivemos um número acima da expectativa de inscritos. Ficamos surpreendidos pela voluntariedade do povo da cidade e da região, a acolhida, e a organização irretocável que eles tiveram sobre todos os aspectos, desde a recepção à distribuição, a cobertura de mídia e também a divulgação do evento que resultou num número bastante expressivo”, disse o pastor Darley Gouveia, presidente do CEC.  

Nas plenárias, foi dado ênfase a aplicação da didática nas classes de EBD. Além disso, os inscritos tiveram acesso a lições práticas de como aprimorar o ensino-aprendizado no âmbito da igreja. “Nós bem sabemos que os professores são adestrados no ensino da Palavra, mas precisamos muitas vezes de algumas técnicas e a nossa contribuição foi nesse sentido acreditamos que com a nossa vinda aqui, nós estamos cumprindo o que a Palavra de Deus diz através de Salomão: Instrui ao sábio e ele se tornará mais sábio”, enfatizou uma das palestrantes, Drª Marta Nóbrega.  

   

E para aqueles que integram o departamento infantojuvenil, o COFEC trouxe dicas de como desenvolver um plano de aulas que atenda a necessidade das classes de EBD com a utilização de recursos visuais. Em sua palestra, a psicopedagoga Andrezza Farias tratou de assuntos como contação de histórias  recursos audiovisuais, de como os professores podem estar trabalhando em sala das EBD´s com essas crianças. Então, foi um momento de troca de experiências, de enriquecimento, foi um momento ímpar”.

Nas palavras da 2ª Coordenadora da União Infantojuvenil da IEADCG (UNIJAD-CG), o momento se mostrou oportuno e essencial por se perceber “um interesse e uma dinamicidade nesse público abençoado convocado pelo Senhor para essa grande obra. Nós podemos compartilhar um pouco sobre o que é planejamento, a importância do planejamento para a o ensino-aprendizado do aluno”.  

Buscando se aprofundar ainda mais no conhecimento bíblico, o evangelista André Luiz, vindo da Assembleia de Deus no município de Damião – PB, enxergou no COFEC a oportunidade de adquirir novas estratégias para aplicar em sua igreja. Para nós, um evento muito enriquecedor, pois nos habilita a estar em sala de aula, trabalhando na questão pedagógica e didática para alcançar nossos alunos que estão ali sempre em busca do nosso melhor. Então, parabenizamos nosso pastor Daniel Nunes pela visão, ao pastor Darley, do Conselho de Educação e Cultura da igreja”, comentou.   

Segundo o pastor anfitrião, esse projeto superou expectativas, alcançando o público almejado e consequentemente o quadro de alunos do Curimataú e Seridó Paraibano. Pastores, líderes, alunos de Escola Bíblica Dominical e professores com a participação maravilhosa. Era uma grande perspectiva de muitas bênçãos então, nós podemos assim chegar a uma conclusão de bênçãos para a nossa Região, para as igrejas filiadas dentro do Curimataú e Seridó Paraibano, expôs o pastor Oziel Câncio.

Diante dessa experiência no interior paraibano, os organizadores visam ampliar suas atividades para que outros educadores também possam ampliar seus conhecimentos através de capacitações como essa. “Parabéns a todos que se empenharam, Deus abençoe a cada pastor que se esmerou trazendo as suas caravanas e vamos nos preparar para o próximo, porque nós precisamos urgentemente estar produzindo eventos com essa envergadura que é ensinar nossa liderança, capacitar o nosso povo para termos uma igreja forte para os grandes desafios aí da nossa sociedade”,  finalizou o evangelista Welthon Pinheiro.

Confira abaixo quais cidades irão sediar as próximas palestras do COFEC:

27 de abril
Região do Agreste II
IEAD Queimadas – PB

1 de maio
Região da Borborema
IEAD São José da Mata – PB

11 de maio
Região do Cariri Ocidental
IEAD Juazeirinho – PB

25 de maio
Região do Agreste I
IEAD Fagundes – PB

25 de maio
Templo Central da IEADCG

1 de junho
Região do Cariri Ocidental
IEAD Monteiro – PB

22 de junho
Região do Sertão Paraibano
IEAD São Bento – PB

Reportagem: Victor Posse
Imagens: Tiago Gomes / Janderie Macêdo 

Compartilhar é se importar!