Prevenção às drogas é tema de palestra na Congregação Estrela de Davi

A Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-CG), desenvolveu no último sábado (11) na Congregação Estrela de Davi, no Setor 11 da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG), uma palestra abordando a temática das drogas.

A iniciativa visa alertar e conscientizar o público jovem sobre os riscos que os entorpecentes trazem à saúde, apresentando dados atuais sobre o assunto. “São muitas pessoas realmente que consomem entorpecentes e isso acaba que também atrai o comércio ilegal do tráfico de drogas. A Delegacia ela tem hoje, por volta desses três anos, mais de mil prisões realizadas e apreensões, é mil ações eu posso dizer que nós temos mais de duas toneladas de entorpecentes apreendidos e esse trabalho é um trabalho em conjunto, que deve ser feito por todas as instituições policiais, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal”, expôs Ramirez São Pedro, delegado da DRE-CG.

Quem também trouxe contribuições significativas à palestra foi o investigador Júlio César, que destacou o apoio da igreja no processo de ressocialização aos dependentes químicos. “O tráfico ele não escolhe religião, ele não escolhe cor, não escolhe raça, nem poderio econômico. O traficante ele vem para destruir a família. Então, foi com base nesse contexto, daquilo que a igreja pode contribuir, estando inserida nesse contexto social para ajudar os órgãos públicos no combate e na retirada também desses usuários do mundo do tráfico de drogas”, esclareceu o investigador do DRE-CG, Júlio César Cruz.

A iniciativa foi abraçada pela liderança do Setor 11 da IEADCG, que entende a necessidade de abordagens como essa no âmbito da igreja. “Muitas pessoas estão dentro da igreja passando por esse tipo problema e vindo uma pessoa com conhecimento profundo, de causa, como os palestrantes da DRE-CG, que trazem orientações de como evitar a droga e suas consequências, isso abre totalmente a nossa mente e, com certeza, vai ajudar muitas e muitas pessoas, não só dentro da igreja como também fora daqui”, disse o pastor Felipe Costa, coordenador do setor onde se deu o evento.

A idealização desse projeto vem de uma parceria entre a Polícia Civil e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cuja finalidade está pautada na promoção do diálogo e na disseminação dos conteúdos tratados durante a palestra. “Esse é o projeto piloto, podemos dizer assim, é o primeiro local que nós estamos visitando. É um prazer vir até à igreja conversar com os jovens. Aqui nós fomos muito bem aceitos, as ideias muito bem acolhidas e esperamos que tenhamos muitos frutos, até porque como eu disse, que isso seja uma replicador de informações, que esses jovens e pais que estão hoje aqui possam repassar todos esses riscos do uso e abuso de drogas para os seus familiares e demais pessoas com quem convivem”, explicou o delegado Ramirez.

    

Através dessa palestra, a juventude assembleiana pôde obter instruções necessárias para levar adiante aquilo que aprendeu. Como é o caso de Ismael Sandro da Silva (22), que disse ser “um tema de extrema relevância nos dias atuais, pois quantas não são as famílias, inclusive,  dentro da própria igreja que têm sofrido com essa temática. Em particular, eu tenho conhecidos próximos que sofrem com essa questão das drogas e foi isso que me despertou a participar”.

Ainda de acordo com o pastor Felipe Costa, o alerta trazido à igreja sobre o combate às drogas contribuiu significativamente  para “aqueles que não têm esse contato, porque já foram transformados através de Jesus Cristo e alertar aquelas pessoas que estão vendo que estão entrando por esse caminho que estão enveredando por esse caminho que muitas vezes é sem volta. Então, a gente vai dizer: não entre por aí, que assim não vai dar certo e saindo daqui consciente do que é das consequências. Muitas e muitas pessoas vão ser ajudadas através do conhecimento que está sendo adquirido aqui hoje “.

Reportagem: Victor Posse
Imagens: Matheus Pereira e Filipe Tomaz

Compartilhar é se importar!