‘Obra Missionária e suas Faces’ é tema de encontro promovido pela SEMAD

A 5ª edição do Encontro de Capacitação Missionária (ECAM ), ocorrida no feriado do dia 20 de junho, reuniu no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG) um público com mais de trezentas pessoas, vindas das congregações locais e de 14 municípios do interior do Estado, que estiveram representados por meio de caravanas. O tema proposto pela Secretaria de Missões da IEADCG para este ano foi baseado na Carta do apóstolo Paulo a Tito 2:11 – A Obra Missionária e suas faces.

Segundo o Pr. Pedro Tadeu Maia, o evento já se mostra consolidado, uma vez que “o nosso objetivo foi e ainda é trazer um encontro de capacitação, de aperfeiçoamento, de ensino, de despertamento, de conscientização para aqueles irmãos que já estão envolvidos com a Obra de Missões e com aqueles que desejam conhecer mais, ter um despertamento”.

Dentre os inscritos, esteve o Pb. Marivaldo Mota, que enxergou no encontro a oportunidade de se qualificar para melhor servir em Missões. “Vejo que esse ECAM é a oportunidade que os irmãos estão tendo de aprender e se qualificar ainda mais. Pois nós sabemos que as demandas surgem e nós como chamados para essa Obra precisamos atender as demandas que o Senhor confiou a cada um de nós”, disse o supervisor de Missões do Setor 3 da IEADCG.

Trabalhando há 5 anos com a coordenação de Missões da igreja em Puxinanã, situada a 20 quilômetros de Campina Grande, o Pb. Adriano Kelly veio motivado a aprender mais da parte de Deus. “Um dia como esse, quando a gente tem  a disponibilidade de ouvir e aprender em uma capacitação como essa é de suma importância. Então, quando a gente se dispõe a nos capacitar para fazer Missões, para o Reino de Deus, tudo é válido”, destacou.  

Da Congregação Israel de Deus 26 irmãos marcaram presença, demonstrando interesse em ampliar seus conhecimentos sobre a Obra Missionária. Foi bastante relevante esse ano, porque ano passado só participaram  eu acho que quatro pessoas só vieram  para o ECAM e esse ano foram 26 e eu achei que foi muito bom e motivante a igreja toda participou e foi abraçou essa Obra esse ano, informou Vaneide Olvieira, que é Secretaria de Missões em sua congregação no Setor 4 IEADCG.

Além de se fazer presente em quase todo o Estado da Paraíba, a Assembleia de Deus em Campina Grande encontra-se representada em 9 países. Um deles é Portugal, onde o Ev. Petrúcio Pessoa e sua família cumprem o Ide de Cristo na cidade de Coimbra. E um dos propósitos do ECAM esteve voltado para a arrecadação de fundos em prol do fortalecimento dos trabalhos evangelístico na Europa. “Nosso missionário há seis anos precisa de um veículo, e estendemos essa campanha a todos os obreiros da cidade e do campo para que possam tirar, com a autorização do Pr. Daniel Nunes, uma oferta de amor para também somar à campanha da aquisição deste carro que nós pretendemos, no máximo, até a segunda quinzena de julho já estarmos com esse valor em mãos para podermos enviar para o nosso missionário”, comunicou o Secretário de Missões da igreja em Campina Grande, Pr. Pedro Tadeu Maia.   

À luz do tema geral do ECAM,  o Pr. Daniel Nunes da Silva explanou acerca das estratégias aplicadas no campo transcultural diante de seus desafios. “O nosso tema foi sobre as barreiras que o missionário, que vai para outras culturas, ele encontra e como que ele possa ou pode superar essas barreiras. Então, nós citamos o exemplo de Cristo, como maior exemplo de quem deixa a sua glória, e vem viver como judeu aqui neste mundo com todas as suas mazelas. Também citamos em segundo lugar, o apóstolo Paulo. Porque Paulo realmente ele fala, que ele fez de tudo, ele fez de fraco, ele fez de judeu, ele fez de sem lei, ele deixou de comer carne, finalmente ele tinha um cuidado com a consciência dos outros, então Paulo é um grande exemplo a ser seguido pelos missionários”, discorreu o ministro.

Outra participação bastante esperada pelos participantes foi a dos missionários Finny Philip e Sâmia Souza, que há quase dez anos cumprem o chamado de Deus em terras indianas. ‘Desenvolvendo Estratégias de Contato e Implantação de Igrejas’ foi o tema tratado pelo casal. Eu estou muito feliz em estar neste lugar. Em estar aqui e fazer parte desse treinamento missionário que é o ECAM. Essa programação acabou de começar e eu já me sinto envolvido nisso, porque programações como essa são muito importantes para nós como cristãos. Eu me sinto feliz por participar disso”, expôs o Ev. Finny Philip.

E é investindo em capacitações como essa, que a igreja se fortalece no Senhor, visando o desenvolvimento de líderes e liderados no avanço do Ide de Cristo. “Eu creio que um trabalho como esse na verdade ele abre mais  o horizonte, ele revela para todos, quem sabe as pessoas que têm o desejo que Deus enviará para os campos de Missões, eles estão aqui hoje colhendo um pouquinho mais de informação para que no futuro possa fazer uso delas e o ECAM não pode parar, vamos continuar servindo a Deus e ensinando o povo e fazendo Missões”, finalizou o Pr. Daniel Nunes.    

Reportagem: Victor Posse
Imagens Jonathan Alves

Compartilhar é se importar!