COFEC missionário é promovido no Templo Central da IEADCG

Curso de Formação para Educadores Cristãos

Aconteceu o último sábado (31), no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG), mais uma edição do Curso de Formação para Educadores Cristão (COFEC). Desta vez, o evento se deu em parceria entre o departamento de EBD e a Secretaria de Missões, que promoveram uma programação temática, visando o desenvolvimento daqueles que se dedicam ao ensino da Palavra. “A missão da EBD é ensinar. E nós decidimos conjuntamente com a SEMAD – que é a Secretaria de Missões – fazer um COFEC missionário. Ensinar para ampliar o Reino de Deus através do ensino, fazendo Missões. Por isso que tem essa conotação de COFEC missionário, preparando pessoas para expandir o Reino de Deus e pregar a Palavra de Deus”, explicou o coordenador geral da EBD, Pr. Daniel Carlos Santiago.  

Participantes atentos aos conteúdos do II COFEC de 2019

Nas palavras do secretário de Missões da IEADCG, Pr. Pedro Tadeu Maia a coadjuvação existente entre os departamentos vem de longas datas, sendo algo essencial para o fomento do estudo bíblico no âmbito da igreja. Eu louvo a Deus por essa parceria. Tem sido frutífera, tem sido construtiva, tem sido motivadora, e eu louvo a Deus por toda a equipe, todo o corpo do departamento da Escola Dominical, que está imbuído, eles estão envolvidos nesta bela e gloriosa Missão”, disse.  

E esse envolvimento esteve refletido no número de educadores que marcaram presença no Templo Central. Mais de setecentas pessoas se inscreveram para o evento, que contou com três palestras divididas nos turnos da tarde e da noite.

As palestras foram divididas nos turnos da tarde e da noite, reunindo um grande público

Dentre os inscritos no II COFEC deste ano esteve Mary Lúcia Nascimento, que há 3 décadas é envolvida no departamento de ensino da igreja. Para ela, “a partir do momento que a gente se dedica em aprender a Palavra do Senhor, como foi dito neste dia, à tarde, e agora à noite também, nós só crescemos para ganhar a outros através da poderosa Palavra de Deus”.

E quem também aproveitou a ocasião para se manter atualizado nos conteúdos bíblicos foi o superintendente da Congregação Estrela de Davi, Aux. Leandro Nascimento, que disse ter sido bastante proveitosa sua participação, uma vez que “saímos mais preparado para passarmos para os nossos alunos, para ensinarmos com mais esmero, visando o desenvolvimento de nossa EBD”.

Ev. Magdiel Costa

Sob o tema ‘Formando Discípulos com Excelência‘, o Ev. Magdiel Costa apresentou ao público estratégias de como instruir os novos convertidos e encaminhá-los segundo os ditames da Palavra de Deus. “A escola dominical ela tem um papel de ensinar e não obstante formar discípulos é uma forma de ensinar. Então, temos que a escola pode promover o discipulado de maneira muito eficaz a partir do seu modelo já ensinador eo discipulado inserido na EBD é algo extremamente importante para a igreja local”, comentou o palestrante.

E foi destacando os laços para uma EBD relevante, que o Pb. Jailson Ramos trouxe, em sua oficina, dicas eficazes para se estabelecer vínculos de comunhão que otimizem o ensino sistemático na igreja. “O nosso tema ele trouxe à meditação dos irmãos a importância de nós derrubarmos muros e paredes e estabelecermos pontes e estabelecermos laços, criarmos laços entre os departamentos, porque infelizmente hoje, os conflitos têm surgido no meio cristão e a palestra justamente veio para fazer com que os irmãos compreendessem na prática como derrubar esse conflito, como compreender que nós somos um corpo”, frisou.

Pb. Jailson Ramos

Além de receberem instruções para uma EBD cada vez mais produtiva, os participantes puderam contribuir com o trabalho missionário que a igreja desenvolve no continente Europeu. O nosso missionário, Ev. Petrúcio, que está em trabalho de campo transcultural na cidade de Coimbra, é o único e último de nossos missionários que não possuem um veículo para suporte de visitas e até de aberturas de novas frentes de trabalho. E com este evento, que estamos hoje realizando, nós estamos concluindo essa campanha haja vista a decisão tomada pela coordenação da EBD, uma decisão louvável e agradável em repassar para a Secretaria de Missões uma parte do valor obtido com as inscrições, explicou o Pr. Pedro Tadeu Maia.

Pr. Elienaldo Renovato

No turno da noite, o COFEC contou com a presença do Pr. Elinaldo Renovato, comentarista das Lições Bíblicas da CPAD, que expôs a relação entre EBD e Missões: “Jesus disse: Ide e ensinai toda as nações, não é? Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado, tenho falado então, é uma ligação direta. A missão da igreja é proclamar o Evangelho, ensinar, discipular e ganhar almas para Jesus”.

Convictos dessa ordenança, os educadores cristãos seguem motivados em aplicar aquilo que aprenderam para melhor servir na Escola Dominical. Nós saímos profundamente motivados e objetivando cada vez mais o aperfeiçoamento. Da minha parte realmente foi muito proveitoso e eu levo grandes lições, descreveu o participante Wellington Dantas, que é aluno da EBD no Templo Central da IEADCG.  

Reportagem: Victor Posse
Imagens: Jonathan Alves

Compartilhar é se importar!