Encontro para Educadores chega a sua 10ª edição

O último sábado (5) foi especial para os pais e líderes infantis que participaram do Encontro de Educadores Cristãos, que teve por intuito ampliar os conhecimento dos participantes na área do ensino cristão.

Palestra com a assistente social Jane Gomes

De acordo com a coordenadora do evento, Gláucia Maria Leal, “o principal objetivo foi despertar em nossos educadores o desejo de fazer com que esse ensino se tornasse um ensino de qualidade, que as crianças tivessem oportunidade de ouvir, participar, interagir com a Escola Bíblica Dominical e com outras formas de ensino que são feitas na igreja”, disse.

Com a proposta de formar novos educadores e capacitar aqueles que já atuam na igreja, o evento vem se consolidando ao longo dos anos e despertando a consciência da liderança infantojuvenil. Uma das inscritas no evento foi a coordenadora infantil Fabiana da Silva, que atua com as crianças na Congregação Monte Moriá.

Essa é a primeira vez que eu participo dessa formação de líderes, e o que me motivou foi aprender mais para ensinar e fazer melhor a Obra do Senhor. A gente vê que as crianças têm uma  grande necessidade de principalmente aprender a Palavra de Deus. Então, quando a gente aprende mais a gente sabe ensinar melhor”, falou.

Elania Veríssimo também é coordenadora infantil e veio da município de Montadas participar do encontro. “Eu faço de tudo para estar nas capacitações que acontecem na Central. E hoje eu não vim só, eu sempre venho sozinha, mas dessa vez consegui trazer as minhas regentes para obter mais conhecimento e juntas transmitirmos o melhor para as nossas crianças lá da cidade de Montadas”, destacou.

Mais de 100 pessoas participaram do encontro que este ano comemora a sua décima edição. Em meio a tantos temas desenvolvidos ao longo desse período a coordenação decidiu abordar a importância da excelência do ensino personalizado de Cristo, trazendo um rico conhecimento para todos os participantes.

O ensino participativo e personalizado traz para o ensino bíblico novas estratégias para que aquele ensino das histórias bíblicas não se tornem histórias cansativas, enfadonhas, e que faça com que o professor planeje. Ele sai do improviso, aquele professor se importa de trazer o melhor para a sua criança. Se ele se adéqua a esse ensino participativo com certeza a cada domingo, a cada semana, ele vai preparar um novo material, uma nova história e tudo isso baseado na Palavra e na oração, que é o principal”, alertou a coordenadora Gláucia.

Os estudos apresentados no evento trouxeram propostas diferenciadas para os inscritos. Entre eles, a palestra da Assistente Social Jane Gomes, que apresentou o trabalho desenvolvido por ela nas escolas e igrejas, tornando conhecidos os direitos e deveres da criançada.

É importante a igreja adotar esse sistema, estar envolvido na proteção, porque o índice de abuso sexual aqui em Campina Grande é alarmante. Então, nós como igreja, podemos sim erguer a nossa voz, podemos nos erguer em defesa do direito da criança e do adolescente, trabalhando prevenção sim”, disse.

Vindo pela segunda vez participar do encontro, o Pr. Jean Porto dos Santos também explanou a importância de sempre falar de Cristo para as crianças.

Jesus é o exemplo de todo professor e sempre digo que nós precisamos seguir os exemplos de Jesus na prática do nosso fazer pedagógico. Jesus era muito simples, usava recursos que estavam à sua disposição e Ele demonstrou também afetividade e hoje em dia eu acredito na importância de ensinar as nossas crianças, expressando essa afetividade. Ensinando através do amor. Então, realmente Cristo é um exemplo a ser seguido”, lembrou.

Palestrante Débora Ferreira

O encontro também contou com a presença da escritora Débora Ferreira, que apresentou um vasto material didático para ser utilizado pelos professores e alcançar o coração dos pequeninos.

Esse momento aqui é um momento de redescobrir coisas novas, novas sugestões, novas idéias e, acima de tudo, aquilo que o Espírito Santo tem dado para os preletores, pois a minha função aqui é trazer aquilo que o Espírito Santo tem dado. Então, para mim é um momento muito especial e de compartilhar. O Senhor mandou: Ide por tudo o mundo e compartilhe! E eu estou aqui para compartilhar aquilo que já foi feito pelo nosso Deus, que foi a nossa salvação”, comentou a palestrante.

E diante de tantas informações compartilhadas, a coordenação da União Infanto Juvenil da Assembleia de Deus em Campina Grande (UNIJAD) relembra com carinho a evolução do evento e seus efeitos ao longo do tempo.

Do começo do encontro até agora – desses 10 anos – sempre houve essa interação. Muitos que eram participantes, hoje já são palestrantes, outros já são professores de outras áreas. Houve toda uma conjunção. Então, eu louvo a Deus, primeiramente, ao Senhor, porque a principio foi muito difícil, nós vimos muitas dificuldades, e hoje nós já vemos que Deus tem sido conosco desde o principio e segundo a Sua Palavra Ele diz que será até o fim”, concluiu Gláucia Maria.

Reportagem: Leonarda Barros
Imagens: Pedro Henrique

Compartilhar é se importar!