Encontro de Capacitação Missionária acontece pela 1ª vez online

No próximo sábado (27), a Assembleia de Deus em Campina Grande promove a 6ª edição do ECAM – Encontro de Capacitação Missionária, organizado pela Secretária de Missões. Essa é a primeira vez que o evento vai acontecer de forma online, transmitido ao vivo através das redes sociais da igreja.

Segundo o secretário, pastor Pedro Tadeu de Sousa o objetivo do ECAM é “trazer uma conscientização, um despertamento para que os irmãos se envolvam mais na obra missionária, procurando conhecer, obter informação não só do nosso Brasil, interior do nordeste que é o grande desafio missionário, como na região norte com os povos indígenas, os ribeirinhos que são desafios da nossa atualidade, da nossa geração”, disse.

Entendendo que o primeiro campo missionário é o mais próximo, seja um familiar, vizinho ou mesmo amigo, o ECAM também visa ampliar a visão promovendo o entendimento bíblico da obra de Deus e seguindo a ordenança de realizar missões conforme a passagem em Atos 1.8 sendo testemunhas de Cristo primeiro em Jerusalém, seguindo da Judéia e Samaria e até os confins da terra.

Diante disso, o tema do evento vai abordar as “Possibilidades Atuais para a realização de Missões”, baseado em Atos 17.23 “Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio”.

Essa temática que nós escolhemos para esse ano, foi dividida em dois subtemas: possibilidades internas e as possibilidades externas. O evangelista Jackson Costa vai abordar as possibilidades internas, no contexto do nosso Brasil, nosso estado, nossa cidade. Envolvendo uma série de possibilidades, capacitação, parcerias, treinamentos, intercâmbios, isso tudo são possibilidades internas, tanto para obras indígenas, como para obras com os ribeirinhos, ou também como preparo para a obra transcultural: o exterior”, destacou o secretário.

Pastor Pedro também lembrou que o segundo palestrante será o pastor presidente Daniel Nunes da Silva que irá abordar as possibilidades externas. “O pastor Daniel vai abordar no contexto atual que a gente está vivenciando. A pandemia quebrou muitos paradigmas, de sectarismo, de isolamento, de fechamento de portas, porque a saúde é o bem maior de todas as coisas, não adianta ter dinheiro sem ter saúde. A saúde é o bem mais precioso que qualquer cidadão pode desejar. E a pandemia expôs a fragilidade do homem sob qualquer nível social, financeiro, cultural. Então existem muitas possibilidades externas para a obra missionária nesse cenário atual”, lembrou.

O secretário também destacou o número significativo de vidas que foram ceifadas durante a pandemia, e a necessidade de se sensibilizar com os semelhantes e continuar falando do Evangelho a todas as pessoas.  

Já vai passando de meio milhão de pessoas que morreram nessa pandemia, será que elas foram evangelizadas, será que elas tiveram a oportunidade de ouvir falar de Jesus? Há relatos de que as pessoas agora estão procurando as igrejas, estão procurando os pastores, para conversar, para aconselhamento, para ouvir a palavra de Deus, então isso moveu o cenário não só interno, como externo”, lembrou o pastor Pedro Tadeu.

Exemplo de estratégia missionária durante a pandemia é a realização de ação social. Além da igreja local, muitos missionários que vivem em outros países têm realizado essa ação que conduz a uma pré-evangelização. Um dos exemplos é o pastor Domingos Pirangibe que juntamente com sua família levam a palavra de Deus à população do Equador, e recentemente distribuiu cestas básicas aos necessitados.

Estamos agradecidos ao nosso Deus que têm nos livrado visivelmente de muitos perigos, por esta razão nós somos necessitados das vossas orações, e também estamos orando por vocês que estão fazendo o trabalho de apoio financeiro, emocional e espiritual, isso nos possibilita levar o evangelho e alimentos aos necessitados através das suas orações e contribuições. As famílias beneficiadas agradecem ao nosso pastor presidente, como também ao pastor Pedro e o pastor Geovandro juntamente com todos os coordenadores e agentes de missões como toda a igreja por seus esforços em favor do Equador”, Missionário Domingos Pirangibe.

Para a realização do ECAM, a secretária de missões espera que haja maior integração e envolvimento das pessoas com a obra missionária. E que mesmo aqueles que acreditam não ter chamada missionária, poderão aprender mais sobre o assunto pautado e se conscientizar da importância desta obra.

É necessário conhecer, pois o fruto do Espírito começa pelo amor. Se você não tiver amor, não conhece a palavra de Deus e não pode obedecê-la. Se você não tiver amor você não vai se colocar no lugar da outra pessoa, que precisa ser alcançada, evangelizada. É preciso ter sentimento para com o próximo e levar oportunidade de salvação para ele, e através desse ato de comunhão, e interação que também abre a porta para se ajudar, se socorrer, se transformar mais, o ECAM é isso capacitar pessoas para que ela possa entender o que é, sua relevância e a prioridade da obra missionária”, finalizou.

O Encontro de Capacitação Missionária será transmitido no dia 27 de Junho, a partir das 14h30 e segue com as palestras até as 17h. Todo o material será disponibilizado no dia e horário do evento. Para acompanhar a LIVE basta acessar as redes sociais: Facebook.com/ADCampinaGrande e o canal do YouTube.com/ADCampinaGrandeOficial.

Reportagem: Leonarda Barros
Imagens: SEMAD-CGPB