Dia do Pastor é celebrado no 2° Domingo de Junho

Celebramos no segundo Domingo de Junho, o Dia do Pastor. Louvamos ao Senhor pela vida desses líderes que dedicam suas vidas ao cuidado espiritual da igreja, servindo como instrumentos de Deus, o bom Pastor, que os sustenta diariamente.

Qual é a origem do Dia do Pastor?

O Dia do Pastor no Brasil surgiu em um contexto de cuidado com líderes cristãos. Em 5 de maio de 1955, um artigo publicado no Jornal Batista destacou a importância de apoiar financeiramente pastores aposentados que enfrentavam dificuldades.

A proposta estava inicialmente ligada ao “Dia da Junta de Beneficência”, mas, ao perceber que a maior parte dos beneficiados eram pastores, houve uma adaptação natural: a data passou a ser reconhecida como o Dia do Pastor.
Como o segundo domingo de maio já era ocupado pelo Dia das Mães, decidiu-se transferir a celebração para o segundo domingo de junho, período que permanece até hoje como referência nacional para homenagear os líderes da igreja.

O Dia do Pastor nos ajuda a recordar como o ministério pastoral é marcado por responsabilidade espiritual e dependência constante de Deus. O pastor é chamado para discipular, ensinar, aconselhar e, muitas vezes, corrigir com amor aqueles que estão sob seus cuidados. No Salmo 23, Davi reconhece sua própria fragilidade ao se comparar a uma ovelha: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta” Salmos 23:1. Essa imagem revela que, assim como as ovelhas precisam de direção e proteção, o próprio pastor também depende do cuidado do Senhor para cumprir seu chamado.

Você acha difícil a missão de ser pastor? Imagine Como é o trabalho de um pastor da Igreja Perseguida. De acordo com a Missão Portas Abertas Brasil, o trabalho de um pastor na Igreja Perseguida exige coragem, fé e perseverança. Mais do que ensinar, esses líderes enfrentam restrições, ameaças e, muitas vezes, riscos à própria vida. A Bíblia afirma em Efésios 4:11 que Deus concedeu à igreja diferentes dons, incluindo o de pastor, com o propósito de edificar o corpo de Cristo. Esse chamado não é conquistado por mérito humano, mas recebido como vocação divina.

Em mais de 70 países, pastores e líderes seguem firmes, mesmo diante de ameaças, pobreza e violência. Com sua oração e apoio, a Missão Portas Abertas fortalece esses servos de Deus para que continuem guiando o rebanho e levando esperança onde seguir a Jesus custa caro.

Qual a nossa missão enquanto igreja? Orar, interceder para que permaneçam firmes e encorajados em sua missão.
Talvez, você se pergunte como posso homenagear um pastor? Você pode expressar gratidão com palavras, orações e apoio prático ao ministério que ele exerce.

A IEAD-CGPB e COMEAD-CGPB  saúda todos os Pastores, pelo ofício de Pastor e desejamos as ricas e abundantes bençãos a todos esses servos de Deus!

 

Com informações: portasabertas.org.br/