Assembleia de Deus no Brasil celebra 115 anos de fundação

No dia 18 de junho de 2026, as Assembleias de Deus no Brasil celebram um marco histórico: 115 anos de fundação. O aniversário consolida a trajetória da maior denominação evangélica do país, que hoje arrasta dezenas de milhões de fiéis e ostenta o título de instituição com a maior alcance territorial do Brasil, somando quase 44 mil templos de norte a sul — superando qualquer outra vertente religiosa no território nacional.

Da profecia ao desembarque em Belém

A história da denominação teve início com o trabalho pioneiro dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. A trajetória dos dois começou a se desenhar em Chicago, nos Estados Unidos, durante um culto de oração, quando o fiel Adolf Uldin falou uma profecia: “A chamada de Deus é para ir ao Pará”. Após uma busca em uma biblioteca local, os suecos descobriram que o destino ficava no norte do Brasil.

Movidos pela fé e sem nenhuma garantia financeira ou base de apoio estabelecida, Berg e Vingren desembarcaram do navio Clement na Baía de Guajará, em Belém, no dia 19 de novembro de 1910. Na chegada, não havia ninguém para recepcioná-los, apenas a convicção mística no chamado.

O nascimento do movimento pentecostal

Inicialmente, os missionários integraram-se à Igreja Batista local. Contudo, a introdução de doutrinas sobre o batismo com o Espírito Santo gerou divergências teológicas. O ponto de virada ocorreu na residência de Celina Albuquerque, em Belém, onde as novas experiências pentecostais ganharam força.

Em 18 de junho de 1911, fundou-se oficialmente a igreja, inicialmente batizada como Missão da Fé Apostólica, em alinhamento com o movimento homônimo nos Estados Unidos. O nome “Assembleia de Deus” só seria adotado definitivamente sete anos mais tarde, em 1918. A pioneira comunidade começou de forma tímida: apenas os dois fundadores suecos, 18 membros brasileiros e um pequeno grupo de crianças.

Impacto e celebração regional

Mais de um século após o desembarque dos pioneiros, os frutos dessa sementeira inicial são celebrados em diversas regiões do país. Na Paraíba, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande (IEADCG) e a Convenção de Ministros das Assembleias de Deus em Campina Grande e no Estado da Paraíba (COMEAD-CGPB) celebram essa data.

A liderança regional destacou a firmeza dos membros em dar continuidade ao legado centenário. Atualmente, a convenção local conta com mais de 100 igrejas na cidade e mais de uma centena de congregações filiadas, consolidando o impacto social e espiritual do movimento iniciado em 1911.